Voltar ao Topo da Página
Um Blog focado em sustentabilidade e inovação
#vidavivablog
Foto - Como a iluminação sustentável influencia na sua vida

Como a iluminação sustentável influencia na sua vida

Ícone - Calendário 23/05/2019    Ícone - Comentários Nenhum comentário

Acompanhar os diferenciais de um sistema de iluminação em um empreendimento inteligente é uma tarefa muito esclarecedora. Sem trocadilhos, fica fácil entender a razão pela qual cada vez mais empresas optam por soluções que otimizam o aparato luminotécnico nas edificações.

O alicerce tecnológico que acompanha os edifícios sustentáveis tem o intuito de fazer o melhor uso de recursos. Em referência à energia elétrica, desponta o conceito de eficiência energética, que é um objetivo final deste tipo de construção.

As vantagens são evidentes. Verificar a variação da luminosidade de uma sala nos diferentes momentos do dia em função da claridade externa é algo bastante inspirador. Prover a esse espaço o conforto ambiental ideal pelo período em que é utilizado certamente aumenta a produtividade da equipe. São métricas até complexas de se avaliar.
 

E o impacto financeiro também é importante, podendo chegar a 30%, em alguns casos. No Villa di Tondo, por exemplo, empreendimento em construção da MPA, de Bento Gonçalves, estima-se reduzir o valor das contas de energia condominais com a geração própria e sistemas de economia.

Soluções como biometria e acendedor automático de lâmpadas, quando integradas chegam a economizar em torno de 22% da energia usada no local.

Edifícios sustentáveis contam com algumas soluções de iluminação mais usadas:

Sensores de presença – A instalação de sensores de detecção de presença é um método comum para melhorar o retorno sobre o investimento. Em muitas aplicações estes trazem benefícios significativos, tanto através da redução de custos de energia, quanto na redução dos custos de manutenção.

Energia fotovoltaica – A energia fotovoltaica se expande a largos passos. Seus painéis absorvem a energia térmica do sol e canalizam esse calor para um conversor de fluido chamado trocador de calor. Quanto mais quente ele fica, mais energia pode ser produzida.

GALERIA DE FOTOS

COMENTÁRIOS

Carregando...

Nenhum comentário foi feito ainda. Seja o primeiro!

TAMBÉM EM VIDAVIVA

Saiba como aproveitar melhor sua varanda

Nenhum comentário | 17/09/2019

Condensação: lembre-se dela nesse inverno

Nenhum comentário | 09/07/2019