Voltar ao Topo da Página
Um Blog focado em sustentabilidade e inovação
#vidavivablog
Foto - Vidros Duplos

Vidros Duplos

Ícone - Calendário 12/04/2018    Ícone - Comentários Nenhum comentário

Por que usar vidros duplos?

Atualmente, a utilização de vidros duplos no Brasil já está bastante difundida, principalmente em edifícios de apartamentos. A tecnologia de fabricação tem sido importada e as normas que regem o controle de qualidade do produto final, baseadas na experiência internacional, já estão adaptadas às condições e necessidades de nosso país.

Os vidros duplos proporcionam isolamento termoacústico, ou seja, limitam o fluxo de luz e calor e atenuam a passagem de ruídos para dentro da habitação. Essas características levam aos moradores a percepção de conforto muito superior à proporcionada pelos vidros comuns. Nos dias frios há uma melhor conservação do calor no ambiente. Nos dias mais quentes, o calor e a luz do sol são limitados de forma a não elevar demais a temperatura do apartamento. Outra percepção bastante positiva é a sensação de privacidade e conforto que se obtém pela limitação dos sons externos.

Os vidros duplos são também denominados insulados. Trata-se de um sistema em que duas ou mais lâminas são montadas separadas por um perfil de alumínio preenchido com dessecante. A unificação das laminas de vidros a este perfil cria uma câmara de ar (ou gás argônio) e é feita através de duas etapas de selagem; a primeira tem a função de selar a câmara de ar e impedir a entrada de umidade e impurezas em seu interior; já a segunda, é responsável em manter estrutura e características do conjunto. As propriedades termoacústicas dos vidros duplos são consequência dessa separação.

Hoje, existe uma tendência de os arquitetos indicarem janelas que são verdadeiras paredes de vidro em seus projetos para edifícios. Nesses casos, além de conferir beleza ao lado externo, a intenção é de levar aos ambientes toda a intensidade da luz natural, o que, entre outros benefícios, economiza energia. Como aqui no Brasil as altas temperaturas são frequentes nas várias estações do ano, é comum que as paredes de vidro provoquem o efeito estufa - quando o calor e a luz do sol elevam e mantêm alta a temperatura nos ambientes do apartamento. No caso da utilização de vidros duplos, há duas maneiras de minimizar o efeito estufa. Uma das lâminas ser fabricada com substâncias que neutralizam os raios ultravioletas da luz do sol ou a inserção de uma persiana retrátil entre os vidros, muito parecida com persianas convencionais, porém, com a vantagem de estarem protegidas da ação do tempo, do acúmulo de sujeira e de intempéries.

 

Laminados e temperados

Interessante notar é que o sistema de duplo envidraçamento permite combinar vidros idênticos, ou com propriedades diferentes, aproveitando as características de cada um. Neste caso, por exemplo, podem ser combinadas a resistência dos vidros temperados com a proteção termoacústica e a segurança dos laminados. As diversas combinações entre vidros de diferentes propriedades podem ser estendidas a muitas aplicações construtivas, tais como: cobertura, estúdio de gravação, fachada e portas.

Devido ao aumento das demandas por produtos de melhor desempenho, como o fato de ter de atender às exigências de aplicação do vidro insulado, as esquadrias também precisaram evoluir em tipos de materiais e desenhos de perfis. Atualmente, as fábricas de esquadrias em alumínio ou PVC, por suas características de alta versatilidade de aplicação em projetos e alta resistência química e à abrasão, são as mais indicadas para compor uma estrutura com vidros insulados.

A limpeza dos vidros duplos pode ser feita apenas com um pano macio umedecido em detergente neutro. Para limpeza mais profunda, é indicada a utilização de água morna, detergente neutro e um pano macio. Ao limpar os vidros, é necessário ter certeza de ter esfregado toda a superfície de forma uniforme, para não ocorrer manchas na superfície. Jamais devem ser utilizadas esponjas abrasivas, palha de aço, sapólios ou detergentes que não sejam neutros.

Falando em termos de investimento em patrimônio, a instalação de vidros duplos sem dúvida leva ao imóvel considerável valorização.

GALERIA DE FOTOS

Sem fotos na galeria no momento.

COMENTÁRIOS

Carregando...

Nenhum comentário foi feito ainda. Seja o primeiro!

TAMBÉM EM VIDAVIVA

Saiba como aproveitar melhor sua varanda

Nenhum comentário | 17/09/2019

Condensação: lembre-se dela nesse inverno

Nenhum comentário | 09/07/2019