Voltar ao Topo da Página
Um Blog focado em sustentabilidade e inovação
#vidavivablog
Foto - Condensação: lembre-se dela nesse inverno

Condensação: lembre-se dela nesse inverno

Ícone - Calendário 09/07/2019    Ícone - Comentários Nenhum comentário

Você sabe qual é a origem do mofo, que atormenta moradores de regiões muito úmidas, como a nossa? Ele é resultado de um fenômeno chamado condensação, que ocorre quando o ar quente e úmido encontra superfícies frias, como vidros, paredes e esquadrias. Trata-se do vapor que torna-se novamente água, embaçando vidros e escorrendo pelas paredes.

É esta umidade que impulsiona a proliferação do temido mofo, que causa muitos prejuízos ao ambiente e a saúde daqueles que vivem nele.

Como ocorre a condensação

As temperaturas mais frias externas durante os meses de Inverno juntamente com as temperaturas aquecidas no interior, dão origem a maiores quantidades de condensação, no verão o processo é inverso, as superfícies com temperaturas mais altas quando em contato com o ar frio do ar condicionado, causam o mesmo tipo de condensação.  

O pior período se dá entre a transição do outono para o inverno, pois as temperaturas externas diminuem, especialmente durante a noite, ao passo que o aquecimento é ligado no interior da residência, acelerando o processo de condensação que ao escorrer pelas superfícies pode aumentar a proliferação de mofo, causar danos a esquadrias, móveis, paredes, roupas, estofados, etc.

Como posso evitar a condensação?

A solução para evitar a condensação é controlarmos a umidade e a temperatura interna dos cômodos. Podemos diminuir significativamente este fenômeno seguindo os seguintes passos:

Aumente a ventilação dos ambientes - É necessário renovar o ar quente e úmido com ar seco várias vezes ao dia. Certifique-se que a casa é arejada uniformemente, não abra apenas as janelas da cozinha ou do banheiro, pois isso vai apenas mover o ar com maior umidade pela casa em vez de o direcionar para fora.

Feche as portas ao tomar banho e cozinhar - Alguns dos maiores contribuintes para a umidade da casa são os chuveiros e a cozinha. Ao tomar e sair do banho, feche a porta do banheiro para evitar que o vapor e a umidade escapem para o resto da casa, abra a janela e deixe a porta fechada. Ao cozinhar, utilize tampas para manter os líquidos dentro das panelas, tente aumentar a ventilação da cozinha afim de minimizar o aumento da umidade no ambiente.

Use um desumidificador - Os desumidificadores foram feitos para tirar a umidade do ar, portanto, são ideais para as casas propensas à condensação. Você pode instalar um aparelho que atenda à casa inteira ou investir em um portátil que possa mover pela casa.

Abra as cortinas - Abrir as cortinas e as persianas permite a circulação de ar pelas janelas, o que secará a umidade e fará com que a condensação pare de se formar. O melhor momento para abrir as janelas e as cortinas é nos dias ensolarados, quando o calor e a luz do sol secarão a umidade.

O MOFO JÁ APARECEU, E AGORA?

Calma, nada está perdido, mesmo após o aparecimento do mofo podemos elimina-lo de maneira bem simples, seguem algumas dicas que podem ser feitas em casa:

  • Desinfetantes especiais para aplicação direta na região com os fungos, já ajudando na limpeza e na eliminação do mofo;
  • Limpeza com álcool ou cloro diluído em água com esponja;
  • Produtos anti-mofo disponíveis em mercados ou lojas especializadas em limpeza;
  • Água sanitária aplicada diretamente com um pano sobre a região infectada.

Essas são algumas dicas que podem ajudar no tratamento desse problema, caso persistirem os sintomas, profissionais devem ser consultados para um tratamento mais severo. E lembre-se: a melhor solução sempre será manter o ambiente seco e o mais arejado possível, lembre-se de não ventilar a casa em dias úmidos.

 

GALERIA DE FOTOS

COMENTÁRIOS

Carregando...

Nenhum comentário foi feito ainda. Seja o primeiro!

TAMBÉM EM VIDAVIVA

Saiba como aproveitar melhor sua varanda

Nenhum comentário | 17/09/2019

Condensação: lembre-se dela nesse inverno

Nenhum comentário | 09/07/2019